quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Lenda da Torre dos Namorados - Parte I

A aldeia de Torre dos Namorados, conhecida geralmente por Quintas da Torre, localiza-se na região Centro Interior de Portugal Continental num vale situado entre as cordilheiras das serras da Gardunha e Malcata. Pertencente ao distrito de Castelo Branco e concelho do Fundão, a Torre dos Namorados não se constitui como sede de freguesia estando actualmente (2006) anexada à freguesia de Vale de Prazeres. A Torre dos Namorados encontra-se situada na extremidade Este do concelho do Fundão numa zona de confluência de limites de concelho da raia: Penamacor e Idanha-a-Nova.

In Wikipédia


Conta - se que, há muito tempo atrás, no local que hoje é conhecido como o centro da Torre dos Namorados, existiu uma cidade muito povoada, onde abundava a prosperidade e a felicidade. A cidade era governada por um rei muito consciente dos seus deveres para com os súbditos. Era dotado de um sentido de justiça apuradíssimo e revelava uma moral inabalável e incorrupta. Muito estimado pela população, para este governante, a palavra tinha um valor insubstituível e, dizia-se na altura, "antes preferia morrer que vergar".

Tinha o rei uma filha casadoira que fazia suspirar de paixão dos mancebos da cidade com a sua beleza sem igual. Ousadia para pedir ao rei a mão da princesa faltava a quase todos os jovens apaixonados.O seu perfil de monarca rígido e moralista fazia adivinhar que não teria escrúpulos em mandar para a forca quem se atrevesse a cometer a mais pequena indelicadeza ou ousasse falar-lhe sequer na mão da real filha.

Tempos passaram e a beleza da princesa era cada vez era maior. Cabelos de ouro e face que parecia irradiar a luz do sol, caracterizavam a sua beleza única.

Adaptado daqui.


Grupo:
Ana Carolina
Ana Margarida
Beatriz
David
Eugénia

6 comentários:

Anônimo disse...

o texto tá mto fixe!! parabéns colegas david, gena, carol e guiduxa!



Beatriz Sampaio- Nº7 5ºA

Anônimo disse...

A lenda esta espectacular!!

PARABENS!!

Ana margarida Nº2 5ºA

Anônimo disse...

Parabéns pessoal!!

Beijinhos grandes da Ana Margarida Nº2 5ºA

:*)

Anônimo disse...

adorei esta impresionante continuem assim !!!!!!!!!
beijos da andreia martins

Anônimo disse...

A Torre dos Namorados é a terra do meu pai!!

Gonçalo, 5ºA

Turma 5ºA disse...

A minha avó nasceu em Torre dos Namorados e contou-me uma tradição que lá existe, em que os rapazes, quando iam às inspecções, fazia-se um baile ao toque da concertina e do realejo, nos meses de Junho e Julho, que é quando descamisavam o milho.

Ana Carolina, nº1, 5ºA